domingo, 23 de março de 2008

Estes entendem de Software Livre


Terminei de Assistir agora o programa Link Brasil. Que vai ao ar pela Record News todos os sábados as oito da noite. Alias vale destacar um dos poucos programas da televisão brasileira voltado para a tecnologia. O assunto de hoje, um tema que me interessa bastante, e faz com que me penitencie pelo fato de não dedicar mais tempo a explora lo. O tema:Software livre.
Os dois Marcelos no estúdio antes do programa. Na frente o Branco e ao fundo o Marques
Apresentando dois dos maiores entendidos no assunto no pais, o consultor de tecnologia Marcelo Branco, e o administrador de empresas Marcelo Marques.
Sensacional escutar quem realmente entende do assunto e possue alto poder de sintetizar as idéias, ou seja: Nos entrega mastigadinho conceitos complexos, assim nos facilita a "digestão"
mental.



Foi apresentado no programa o porque que o software livre é mais seguro do que o proprietário.
Segundo Marcelo Branco, esta segurança começa pelo formato da plataforma, pois no software livre o usuário tem uma serie de restrições no sistema. Não podendo portanto que se instale nenhum programa, a menos que se entre com o logo de administrador. Como um vírus, nada mais é do que um programa que para executar suas funções precisa ser instalado. O usuário tem assim uma proteção que diferentemente do sistema de gerenciamento de perfil do Windows, realmente funciona. E funciona porque no software livre isto não é uma tarefa do sistema, mas sim a própria característica dele, é assim que sua arquitetura foi desenvolvida.

Aqui humildemente permitam me discordar, pois acredito que isto apenas não seja uma garantia de segurança, pois pode que uma falha de um dos componente do sistema acabe por detonar com esta barreira de segurança. Este componente, é justamente aquela pecinha que fica entre o molse e a cadeira. também chamado de Peopleware, ou seja o usuário.
Pois é muito mais tentador a sensação de poder e liberdade de se estar logado como administrador, onde se pode tudo, pode instalar o que quiser, mexer onde quiser, enfim, realmente se pilota o sistema.
focando no usuário comum que se aventure pelo admirável mundo novo do software livre em seu computador domestico, ou mesmo em um pequeno negocio, onde não se da a devida atenção ao valor da informação contida naquele sistema, este usuário enquanto não adquirir o conhecimento necessário para torna lo um usuário de postura defensiva (leia se macaco velho), estará permanentemente exposto a tentação de ao entrar no sistema para as simples rotina, já entrar como administrador, economizando assim o tempo, ou cliques, que seria depreendido para deslogar e logar novamente como administrador para executar alguma tarefa necessária, e novamente deslogar e logar como usuário para poder estar seguro.

Ainda Marcelo Marques falou que não existe vírus para software livre, porque ninguem que desenvolva um vírus irá perder o seu tempo fazendo isto para um programa que é desenvolvido em uma plataforma livre, pois assim que um vírus destes fosse detectado, seriam milhares de programadores em todos os cantos do mundo, dedicados a estudar o algoritmo deste vírus para descobrir aonde esta a falha do programa que ele explora, e assim poder corrigi la. Marques garantiu que o tempo entre sua detecção e a correção da falha do software livre, seria uma questão de poucas horas. Segundo suas próprias palavras: "Não estamos livres de que um estudante desenvolva um vírus, mas então que venham os vírus, pois eles nos ajudariam a melhorar o nosso software."

Marcelo Branco disse que a plataforma proprietária é passado, pois agora a cara, a ideologia da internet é o software livre, pois este alimenta e se alimenta da internet. A onda é o compartilhamento, a colaboração. Enquanto que a plataforma proprietária ve a internet como uma ameaça.

Outra questão abordada foi quanto as oportunidades no universo do software livre, ou seja. Como ganhar dinheiro trabalhando com este tipo de plataforma?
Segundo Marcelo branco, aqui novamente precisa de uma nova consciência, pois o software deixa de ser o fim, a fonte do lucro. Passa a ser uma ferramenta do negocio para a busca do lucro.
Este virá do negocio, cujo o foco torna se o fim, e através do software livre este é desenvolvido.

Saber que praticamente todos os bancos, universidades, diversos órgãos governamentais, e muitas das grandes empresas dos mais variados setores em todas as partes do mundo: CEF, NASA, etc, etc, etc...
Já migrarão para a plataforma livre, e outros seguem migrando a todo o momento, criando uma onda gigantesca, nos da duas certezas. 1º É que o software livre é realmente seguro confiável e compensa economicamente falando. E 2º É que a plataforma proprietaria é realmente passado.






Nenhum comentário:

Da déi real ai tiu.



Para quem já usa o Google Reader, ou quer experimentar, adiciona ai meus feeds. É só clicar no botãozinho laranja ali em cima na barra de navegação ao lado do endereço.
Não sabe o que é feeds? Atualize se.

Minha pagina de itens compartilhados


ATUALISE SE