domingo, 27 de abril de 2008

FEEDS: Que venham a mim as informações.

Na onda da Web2.0, estou revisando a minha forma de navegar na internet.
Até então, sempre que queria voltar a sites interessantes, usava o menu favoritos (alias, aquilo tá uma bagunça). Entrava no site para ver o que tinha de novo, as vezes não tinha nada, tempo perdido.
Pois agora mudei esta atitude.
Com um potencial de poupar esforços muito maior do que o controle remoto, aderi ao universo dos feeds...

Sabe o que é isto?

É a forma que consigo trazer todas as atualizações dos sites previamente marcados para uma pagina criada para mim na internet.(Desde que eu marque aquela noticia como compartilhada). Olha a minha aqui

Mas a grande funcionalidade deste sistema esta na pagina inicial do leitor de feeds. No caso aqui o Google Reader. É uma pagina dos moldes da caixa de entrada do gmail, só que ao invez de exibir os emails, ela vai exibir os FEEDS, formando assim, algo como um jornal on-line, personalizado por mim, já que foi eu quem selecionou as fontes das noticias que seriam exibidas. Posso ler a noticia ali mesmo ou entrar diretamente no site.

Criar a conta no Google Reader é facim facim. Se tu ja tem Orkut ou Gmail, com certeza já tem a conta aberta só te esperando. É só estando logado, na pagina do Google clicar no menu MAIS e no sub-menu READER, ja abre a sua caixa de entrada de feeds, como ela vai estar vazia, talvez com alguma coisa recomendada pelo próprio sistema, se não agradar, remove a inscrição e saia a garimpar outras para abastecer este novo canal de informação.


Adicionar as fontes de feeds, é um processo que chega a doer de tão simples.
Na pagina de entrada tem o botão ADICIONAR INSCRIÇÃO. Clicando nele abre uma caixinha de pesquiza onde é possivel colar a URL de algum site
(URL é aquele endereço do site que tem na barra de navegação onde se digita os endereços. É copiar aqui para colar la na caixinha.) Depois clica em ADICIONAR e pronto. Ou então na mesma caixinha digita um termo ou palavra, que ele abre uma pagina com diversos sites que possuam distribuição de feeds. Ali é possível selecionar quais serão adicionados.
Ou então no próprio site clicar no botão com este desenho ai, provavelmente tenha em mais de um lugar da pagina, mas com certeza vai ter ali na barra de navegação também, clica ali é pronto.

Outra interface dos feeds bastante interessante, é a que permite criar um CLIP, com as noticias que por mim foram compartilhadas, e inserir este clip em um site ou blog. que nem este que fiz com o título de "MEUS FEEDS COMPARTILHADOS". Ali esta alem de um link para minha pagina de feeds, também as ultimas meterias que li e compartilhei. Desta forma estamos aqui esperimentando uma nova forma de comunicação bastante interativa... Mas isto vai ser assunto para outro post.









Nenhum comentário:

Da déi real ai tiu.



Para quem já usa o Google Reader, ou quer experimentar, adiciona ai meus feeds. É só clicar no botãozinho laranja ali em cima na barra de navegação ao lado do endereço.
Não sabe o que é feeds? Atualize se.

Minha pagina de itens compartilhados


ATUALISE SE