terça-feira, 29 de abril de 2008

Novas oportunidades de trabalho




O atual momento de frenético desenvolvimento tecnológico, promove uma profunda transformação no mercado de trabalho. Alterando suas relações e até mesmo seu perfil, causando a perda de importância ou mesmo extinção de algumas funções consagradas enquanto propicia o surgimento de novas e estranhas funções.
Isto é fato consagrado, verdade absoluta que não se discute!
O que cabe discutir é se isto é o caos pelo desemprego, ou o começo de um novo e melhor tempo...


Não resta duvidas, o mercado de trabalho, (como o conhecemos) esta na mais profunda crise. Bancos, escritórios etc, onde trabalhava 3, 10 botaram um computador agora só trabalha um lá. Até nem trabalha, só fica apertando uns botõezinhos.
Tarefas rotineiras, ou que necessitem do emprego de força física, podem facilmente ser executadas com o auxilio de modernas tecnologias, gerando por um lado ganhos de produção, qualidade e lucro, e por outro desemprego.
No processo de
colheita da cana das grandes usinas onde até bem pouco tempo a traz a tarefa era realizada manualmente. Para uma determinada area, eram necessários cerca de cem trabalhadores, (Não sei se é bem isto, mas sei que é assustador. Depois eu pesquiso e arrumo aqui.) nesta mesma area uma unica maquina faz o serviço. E ainda faz melhor, pois manualmente não era viável aproveitar as folhas da cana, alem de que elas dificultavam o trabalho. A solução universalmente adotada era: Antes da colheita taca fogo em tudo!
Eliminava se o problema da folha, uma coisa que só da prejuízo mesmo, mas também:
Estraga o solo e o meio ambiente, não sei se o usineiro se preocupava com o meio ambiente, mas se não se preocupava com o dano no solo, era muito idiota, pois isto fazia ele gastar muito mais para arrumar a terra. + adubo, +insumos, +tudo. Sem contar a degradação do ambiente de trabalho, pois os trabalhadores precisavam trabalhar no meio da fuligem provavelmente sem equipamento próprio, estilo mascara com filtro de gases. (Não sei se é pedir muito).
Pois com esta colheitadeira é possível separar a folha da cana, já triturando e devolvendo para o solo na mesma hora, alem de não expor o solo ao prejuízo do fogo, a folha é aproveitada como materia orgânica, adubo.
Com isto se consegue importantes ganhos de produção, a medida que o custo da lavoura é reduzido, e o meio ambiente: Solo, camada de ozônio, minhoca, passarinho e caturritas agradecem.
Este exemplo eu acho interessante porque ele ilustra não só o efeito do desemprego, mas mostra também o ganho trazido pela modernização, e ganho não só para o dono do negocio, mas também para a sociedade, aja visto que este setor passou a adotar praticas econômica e ecologicamente sustentáveis.
Me digam... Isto não é bom?
O problema esta é em onde acomodar estes outros 99 trabalhadores.
Esta é uma questão delicada. Cada trabalhador precisa ao custo de seu espaço buscar a atualização, contando para isto com o apoio necessário.
Tem compromisso com esta atualização do trabalhador, alem de ele mesmo, toda a sociedade, os governos as organizações as empresas, deve ser um compromisso social, transformar este limão em uma doce limonada.
Os postos de trabalho, não sumiram, eles se transformaram.
Esta maquina vai precisar de manutenção, combustível, transporte, muitas outras tarefas que só existem em função dela.
Mas se analisarmos somente o cenário de uma usina ou do mercado usineiro nos parece que os novos postos de trabalho criados, não compensam numericamente os extintos.
Tá não sou economista e não entendo muito da area, alias, entendo bem pouquinho. Mas me parece que em uma análise mais ampla (Sempre quis usar o termo macroeconômico mais estou com medo) Quando todos os setores da economia, estiverem produzindo com um auto grau de qualidade, produtividade e sinergia, alem de produzir com preço menor, o que já ajuda muito, estarão produzindo tanto, mas tanto e gerando tanto capital que os novos e inimaginaveis postos de trabalho serão o suficiente para suprir a demanda dos trabalhadores (sonho de socialista).
Um neo liberal diria que os postos gerados seriam suficientes para regular a demanda, ajustando a a níveis aceitáveis, afim de manter uma estratégica e reguladora margem de desemprego.
Isto não é novidade, a humanidade já vivenciou momentos semelhantes. Quando da invenção do motor a explosão e graças a isto a revolução industrial, tanto o processo como o efeito aplicam se agora. Foi um momento de rápidas e grandiosas inovações tecnológicas que gerou mudanças sociais profundas.
Falando do mercado de trabalho, a principio com um efeito
devastador de desemprego , pois a demanda do trabalho era predominantemente pela força física. Milhares de trabalhadores para construir uma estrada, Milhares para construir um canal de abastecimento de agua. As atividades facilitadas com o uso de um motor antes utilizavam dezenas, centenas ou milhares de boias frias. As relações freqüentemente eram semi escravocratas, quando muito ganhavam a boia.
Por outro lado gerou uma demanda por serviços tão grande que empregou todo aquele povo (Em péssimas condições, mas bem melhor do que antes), e outros ainda que estavam meio que pelas cavernas.
O segredo esta na escala de produção. pois se é possível produzir mais por menos, o custo cai, possibilitando que outras pessoas até então excluídas do mercado consumidor, também comecem a consumir, movimentando a economia e produzindo grandes volumes de capitais e trabalho. Porem este avanço só acontece, seja na época que for, seja com as tecnologias envolvidas que forem, quando ocorre uma inovação causadora de profundas melhorias no processo de produção,
E assim vem evoluindo o mercado de trabalho ao que ele é hoje.
Assim como aconteceu naquela época, acredito que a humanidade tem condições de se beneficiar da tecnologia em todos os aspectos de sua vida.
Tem tantas novas profissões por ai, é SEO, monitor de mídias eletrônicas até probloger. São muitas funções e vagas, que na maioria das vezes permanecem em aberto, por falta de trabalhadores com as competências exigidas.
Já li que existe no pais hoje cerca de 20.000 postos de trabalho, na area de tecnologia não preenchidos, por falta de mão de obra especializada e que até o final de 2010 mais 100.000 postos serão criados. Isto é significativo. Indica que o mercado de trabalho segue evoluindo, mas agora com um grau de exigência bem maior.
Que cada um faça a sua parte.
Eu estou me preparando para isto!





Nenhum comentário:

Da déi real ai tiu.



Para quem já usa o Google Reader, ou quer experimentar, adiciona ai meus feeds. É só clicar no botãozinho laranja ali em cima na barra de navegação ao lado do endereço.
Não sabe o que é feeds? Atualize se.

Minha pagina de itens compartilhados


ATUALISE SE