sábado, 12 de abril de 2008

E viva la Revolución



O mundo da informática não será mais o mesmo...
Ta, mas quanto fatalismo!!!
Mas pode apostar, é a mais pura verdade.
Mesmo em uma área como esta em que o dinamismo sempre foi a palavra de ordem, onde as coisas tradicionalmente evoluíram fantasticamente.
As vezes surge no horizonte alguma coisa que espanta pelo potencial de inovações e troca de conceitos...
Valores, conceitos, profissões, especialidades ou especializações, projetos, negócios e mesmo mercados, podem cair por terra, ou absorver e evoluir, com o surgimento de uma nova tecnica ou nova tecnologia.
Isto não é novo. desde a horigem da conciencia o ser humano sempre se deparou com situações deste tipo, e assim conseguimos evoluir.(Alguns, não é?)
E o que é espantoso na atualidade, é que estas inovações/revoluções acabaram por perder a graça. Isto por que hoje vivemos na era das evoluções, é um ritimo tão acelerado de descobertas e conquistas de novas possibilidades. Que acabamos por não nos imprecionarmos mais com as novidades.

Pois para falar nisto, a nova tecnologia que vai abalar com as estruturas da informatica e da tecnologia da informação, por incrivel que paressa, não é nova.

A Virtualização, é uma tecnica há já bastante tempo conhecida e relativamente pouco utilizada. Mas isto esta mudando rapidamente. Pois temos hoje bons programas de virtualisação, temos tanto hardware e software desenvolvidos com uma arquitetura voltada para a virtualisação. E o principal motivo da popularização desta tecnica. A redução do preço do hardware, especificamente falando das memorias. Isto mesmo, virtualização, come muuiita memoria.
Mas como hoje qualquer computador medio vem com no minimo 1 giga de memoria RAM, isto permite enfim um bom aproveitamento desta tecnica.

Ta mas e o que é esta virtualização?
Não é difícil de compreender. Basicamente é montar uma maquina virtual dentro de um
computador real. Viu como é simples.

O computador real, vamos chama lo de HOST, é um computador normal, como já disse com um pouco de memória sobrando. Com toda a parte de hardware necessária para seu funcionamento, com seus softwares com seu sistema operacional, enfim igual a este que tu tem ai.
O processo consiste em instalar um software de virtualização no host.
Este programa, tem vários. VMWARE, VIRTUAL PC etc, permitira que se instale uma maquina virtual encima de seu host. Esta maquina virtual, vamos chama la de GUEST, funciona como um outro computador dentro do host. Com seu sistema operacional próprio, seus demais programas, executando seus processos independentemente do host. Mas compartilhando com ele dos recursos de hardware, ou seja. O guest não precisa de um processador, pois usa o processador do host. O guest não precisa de uma impressora, pois usa a impressora do host, e por ai vai.



Ta certo então da para ter dois sistemas operacionais em uma mesma maquina. Mas isto não é novidade.
Exato. A novidade fica por conta da facilidade de passar de um SO para o outro. Pois no método tradicional, para trocar de SO, precisa desligar o sistema atual, dar o boot pelo compartimento ou partição onde esteja o outro SO e esperar carregar. Quanto tempo se perde com isto? Com uma maquina virtual, da para ter os dois SO carregados ao mesmo tempo.
Da para por exemplo editar uma foto no photoshop no seu windows, enquanto baixa da internet um arquivo usando um Linux. Tudo junto, cada maquina, host e guest executando suas funções dentro da mesma maquina física. quer trocar de um para outro? minimiza um e maximiza o outro. E os dois estão ali na sua frente.

Então já entendeu o porque do meu deslumbre?
Se ainda não.Então le mais um pouquinho...

Para a questão da segurança, acredito que possa se tornar a mais confiável das alternativas. Pois convenhamos, nem sempre temos instalados e devidamente configurados e atualizados um programa antivirus, mais um antspywere, e um firewere. Prestou atenção? Instalados e devidamente configurados e atualizados. E mesmo que esta parte esteja 100%, segue se ainda correndo sérios riscos de perder dados ou ter que formatar a maquina, por causa de uma praga. Formatar a maquina, convenhamos. É no mínimo um inconveniente. E se tiver que salvar dados então é pior ainda. Pois então. Eu posso criar e configurar uma maquina virtual exclusivamente para navegar na internet. Ou então posso configurar uma maquina virtual só para acessar o homebank (to podendo) por exemplo.
E ao menor risco ou desconfiança, simplesmente deleto aquela VM (maquina virtual).
Depois de deletado, é so criar outra VM e configurar ela de novo. Melhor ainda, se eu fosse um cara prevenido, que fizesse backup das VMs, e as salvasse seja em CD ou em alguma pasta do host, era só copiar ela em uma nova VM, e pronto é possível em 5 ou 10 minutos resolver um problema que pelo método tradicional seria infinitamente mais penoso.

Então. Eu que sou deslumbrado ou isto aqui que realmente é fantástico?

O uso em redes então que tem potencial "transformador".
É possível multiplicar a capacidade de processamento, sem precisar investir em equipamento. Isto se traduz em uma economia financeira fantástica.
Como se faz isto? Aproveitando o equipamento existente e montando encima deste servidores virtuais.
Para quem gosta de viver instalando "programinhas", para fazer testes. Ou vive instalando e desinstalando programas seja por que for. Deu pau? Deleta e faz outra.
Para laboratórios de informática. Deu pau em algum pc ou na rede? Deleta e faz outra. Simples.
Da para ter todo o seu sistema carregado em uma maquina virtual, ta salvo em um CD? Da para ir para um outro PC e botar para funcionar aquele mesmo sistema a partir do CD. com todos os seus arquivos e configurações.(Para quem não tem notebook é uma grande alternativa de portabilidade)

Pode ter certeza de que a virtualização brevemente estará abalando também o mercado de trabalho da informática. Pois especializações que então eram bastante valorizadas perderão boa parte de sua importância para outras que antes nem existiam.






Nenhum comentário:

Da déi real ai tiu.



Para quem já usa o Google Reader, ou quer experimentar, adiciona ai meus feeds. É só clicar no botãozinho laranja ali em cima na barra de navegação ao lado do endereço.
Não sabe o que é feeds? Atualize se.

Minha pagina de itens compartilhados


ATUALISE SE